terça-feira, 19 de outubro de 2010

Marketing Político

Por Arianne Rocha
Em época de eleição campanhas viram mercado eleitoral, a essência do marketing é a "venda" da pessoa que se candidata para o eleitor. É um conjunto de estudos e medidas que proveem estrategicamente o lançamento e a sustentação de um candidato no mercado eleitoral, tendo por objetivo a vitória nas eleições.
Entre as atividades fundamentais do marketing estão à pesquisa de mercado, o planejamento da campanha, a determinação visando a vitoria, a propaganda, as promessas que são feitas durante as campanhas, as imagens em outdoors, etc. A pesquisa que é feita com o eleitor, ou a pesquisa eleitoral, visa conhecer as tendências do eleitor em tudo o que possa interferir direta ou indiretamente no seu voto. O planejamento busca moldar o candidato às necessidades e desejos do eleitor. A determinação de votos consiste na adequação das propostas e seus custos sociais, considerando as propostas e custos apresentados pelos adversários. A propaganda e as promessas têm por objetivo tornar o candidato cada vez mais forte e conhecido, o custo social é tudo aquilo que é usado para campanha em TV, radio, jornais, outdoors, etc. Todo esse gasto ajuda ao candidato a levar suas propostas ao eleitor.

O marketing, utilizado em campanhas eleitorais indistintamente pelos partidos de direita, é um instrumento essencialmente autoritário. A base de construção das candidaturas, do programa eleitoral (que invariavelmente é diverso do que é praticado) e do discurso dos candidatos, é o senso comum e não um programa político-ideológico. O candidato é trabalhado como um produto a ser "vendido" no mercado eleitoral, e não como um agente de mudanças, representante de um movimento na sociedade. O motor das suas campanhas é o dinheiro dos que os financiam, e não um conjunto de ideias e paixões disseminadas no tecido social.
Infelizmente com todo esse marketing nosso Brasil vira um verdadeiro lixo ambiental e visual. A imagem que se tem durante campanhas é de uma destruição  e falta de respeito com a sociedade.

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