terça-feira, 19 de outubro de 2010

Por que o marketing político se tornou uma peça fundamental em uma eleição política?

Por Thiago Alves
Nestas eleições vimos o efeito que uma campanha de marketing pode alcançar. O candidato Tiririca, foi eleito o deputado federal mais votado, abusou de sua figura pública e de seu humor para conquistar os eleitores. Com frases sinceras ou não, ele conseguiu mais de um milhão de votos no estado de São Paulo. “Vote no Tiririca pior que tá não fica”, disse o candidato de numeração 2222. Outra citação de Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca, que causou polêmica, mas é a pura verdade é: “Quero ser deputado federal para ajudar os mais necessitados, inclusive a minha família”. Para muitos ele falou a mais pura verdade.
Tiririca virou um fenômeno no Youtube (canal de vídeos na Internet) e com polêmicas declarações como: “O que é que faz um deputado federal, na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”, afirmou Tiririca em um vídeo de sua campanha. Até que ponto percebe-se a mão do profissional de marketing na campanha do candidato? O Tiririca é um exemplo da empreitada de sucesso do Marketing Político. E será que nas próximas eleições veremos outros Tiriricas por aí?
Nos casos presidenciais vemos que é de suma importância à aparência que os candidatos devem possuir. Ahn? Mas a Dilma, Marina e o Serra são feios! (risos) Brincadeiras a parte, hoje um candidato que almeja a presidência da república possui profissionais voltados para buscar a melhor roupa, joias, sapatos e se possível algumas cirurgias plásticas que o aspirante ao cargo político mais alto deve usar ou se submeter. Além da aparência o candidato elabora toda a sua campanha em cima do que os seus consultores acham melhor. Se tiver que ir a uma favela, o candidato não pode usar determinadas roupas ou joias e se tiver que ir a um evento em uma orquestra, é outro tipo de vestimenta. Tudo é calculado para obter a melhor imagem possível em qualquer situação.
Outro caso é o de alianças políticas. Sim, até nisso o povinho do Marketing está metido! “Dilmasia” (Dilma e Anastasia) é um exemplo clássico de marketing político. Os dois são de partidos que não possuem afinidade, mas resolveram se unir por uma questão de estratégia de seus “marqueteiros”. Por incrível que pareça o Marketing Político vence eleições! Então, se você quiser se candidatar, trate de arrumar um bom consultor de imagem ou um profissional de marketing.  

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